terça-feira, 4 de setembro de 2007

Nelson Évora campeão do mundo do triplo salto


Nelson Évora é campeão do mundo do triplo salto. O português venceu a final da competição com um salto de 17,74, mais 15 centímetros do que o segundo classificado, o brasileiro Jadel Gregório. O terceiro lugar foi para o norte-americano Walter Davis, com um salto de 17,33 metros.
Esta é a primeira medalha dos campeonatos para Portugal, e logo de ouro, depois da desilusão que foi a participação de Francis Obikwelu nos 100 metros.
Nelson Évora esteve brilhante ao longo de toda a prova, que liderou desde o início. O atleta do Benfica terminou a primeira ronda de saltos na frente, com um salto de 17,41 metros, marca que ele próprio bateu à terceira tentativa, com os 17,74 que acabariam por valer o título mundial e que conferem a Évora um novo recorde pessoal e também nacional.
O atleta português viu sempre a concorrência à distância, e apenas o brasileiro Jadel Gregório chegou a assustar, quando saltou 17,59 metros à quinta tentativa. De resto, Nelson Évo5ra teve sempre vantagens na ordem dos 40 ou 50 centímetros, que lhe permitiram inclusivamente dispensar o quarto salto.
Na última ronda, Évora viu os adversários saltar e, quando o quarto classificado, o cubano Osniel Tosca, terminou a sua participação, a medalha estava garantida. Depois, saltou o ex-campeão mundial Walter Davis,e Évora viu garantida a prata. Faltava apenas Jadel Gregório, que saltou à sexta tentativa 17,28 metros, deixando o português com o título nas mãos, mesmo antes do último salto.
Nelson Évora fez a derradeira tentativa já campeão mundial. Um salto para a consagração, depois da terceira tentativa (17,74) ter sido verdadeiramente um salto para a glória.

Sem comentários: