sábado, 19 de julho de 2008

Campeonato Nacional XCO e DHI


Campeonato Nacional XCO e DHI

Marco de Canaveses atribui títulos.

Pistas de Soalhães palco de competições de cross country e de donwhill.

As pistas de downhill (DHI) e de cross country (XCO) – variante olímpica do BTT – de Soalhães, Marco de Canaveses, acolhem no próximo fim-de-semana os Campeonatos Nacionais daquelas duas vertentes do ciclismo, numa organização da Montycirclemix. São esperados centenas de atletas oriundos de todo o País para a disputa das camisolas de campeão nos diferentes escalões etários, tanto masculinos como femininos.

A festa do BTT arranca na Sexta-feira, data de abertura dos circuitos de DHI e de XCO para reconhecimento do percurso por parte dos participantes. As competições propriamente ditas começam no dia seguinte. Os pilotos de DHI terão a pista aberta, de manhã e de tarde, para os treinos livres. Já os praticantes de XCO entram em despique competitivo durante a tarde. Às 15h00 correm as três classes – A,B e C – de veteranos. Duas horas mais tarde, partem os cadetes (masculinos e femininos), as juniores, as veteranas e os participantes na Promoção (sem licença federativa).

Domingo é o dia das maiores decisões. Às 9h00 arrancam os treinos oficiais de DHI e, às 11h30, dá-se início à primeira manga. A descida definitiva tem lugar às16h00, estando a entrega de medalhas e de camisolas de campeão marcada para as 18h00.

Já na modalidade olímpica de XCO a competição arranca às 9h30, altura em que entra em liça a série em que correm os juniores masculinos e a elite feminina. A principal corrida, aquela que põe frente a frente os melhores betetistas de elite e de sub-23, terá o tiro de partida às 13h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.

Sem comentários: