quinta-feira, 31 de julho de 2008

DHX Vodafone 2008


O Team Mondraker dominou a primeira edição da Downhill Urbano de Óbidos, tendo colocado dois atletas no pódio, numa competição pontuável para o Troféu DHX Vodafone 2008 que viria a ser decidida apenas na última manga.

Tal como se esperava, a prova de Óbidos acabou por constituir um grande espectáculo: não só o ambiente natural empresta uma moldura única para um evento deste tipo, como a pista se revelou muito competitiva, com os pilotos a terem de aplicar toda a sua técnica num traçado quase sem necessidade de uma única pedalada e onde as zonas de travagem se revelaram decisivas para os tempos alcançados.

Com meia centena de pilotos em pista, nota ainda para a supremacia evidenciada pela categoria júnior, que acabaria por dominar as duas descidas e a geral, a demonstrar que o downhill dispõe de jovens promessas que poderão contribuir para o futuro sustentado da modalidade.

Na primeira mão, o júnior individual Duarte Mendes foi o mais rápido, tendo conseguido uma escassa vantagem de 0,129s sobre o autor do segundo melhor tempo, conseguido pelo também júnior Francisco Pardal, do Team Mondraker. Luís Ribeiro, também daquela formação, acabou por estabelecer a terceira melhor marca, mas a mais de meio segundo, sendo ainda o mais rápido da categoria de élites.

Pedro Santo (Skill Bikes/CCS) foi o mais rápido na categoria de Masters 30, enquanto Mário Frazão (Bike Box Caldas da Rainha), claramente a jogar em casa, se impôs entre os concorrentes na categoria de Promoção.

Ficou tudo em aberto para a segunda manga e dos três homens da frente, o único que não conseguiu melhorar a sua marca seria precisamente Duarte Mendes. Luís Ribeiro, ao baixar em quase um segundo a sua marca, parecia ter a vitória ao seu alcance, mas o seu colega de equipa, Francisco Pardal, acabou por desfazer a sua esperança de poder subir ao lugar mais alto do pódio, ao retirar quase 9 décimos de segundo ao seu tempo, e ser o grande vencedor da prova.

Jullyana Souza (Femininos), Pedro Santo (Master 30), Victor Santos (Master 40), Bruno Santos (Cadete) e Mário Frazão (Promoção) venceram as respectivas categorias.

O Troféu DHX Vodafone 2008 continua a ser liderado por Cláudio Loureiro, com 420 pontos, seguido de Emanuel Pombo, com 375, Luís Ribeiro, com 331, Francisco Pardal, com 282 e Duarte Mendes, com 192.

A próxima prova do Troféu DHX Vodafone 2008, pontuável ainda para a Taça de Portugal de Downhill, realiza-se já no próximo fim-de-semana, em Arcos de Valdevez.


Classificação final do Downhill Urbano de Óbidos:
1.º Francisco Pardal (Team Mondraker), 1m 14,550s;
2.º Luís ribeiro (Team Mondraker), a 0,286s;
3.º Duarte Mendes, a 0,680s;
4.º Daniel Cabaço, a 1,162s;
5.º André Egraja (CP Freeride), a 1,959s;
6.º Márcio Rocha, a 2,413s;
7.º Mário Frazão (Bike Box C. Rainha), a 2,836s;
8.º Pedro Santo (Skill Bikes/CCS), a 3,161s;
9.º Bruno Santos (Cove Bikes Portugal), a 4,762s;
10.º Rodrigo Patrício, a 4,814s.

Sem comentários: