sexta-feira, 1 de agosto de 2008

70ª Volta a Portugal


O próximo mês de Agosto será rico em competição desportiva e vai assistir, como sempre, a mais uma Volta a Portugal em Bicicleta. Entre os dias 13 e 24, o pelotão regressa ao seu esplendor natural invadindo as estradas e atravessando o país ao longo de 1578 quilómetros.

A mais antiga prova nacional chega à 70ª edição. À semelhança do ano passado serão onze dias de competição com etapas traçadas entre Portimão e Felgueiras. Com mais de 80 anos de história, a Volta, organizada pela primeira vez em 1927, só agora vai chegar à 70ª edição fruto de algumas interrupções ao longo do último século motivadas pelos mais diversos acontecimentos.

Portimão a abrir e Felgueiras estreia-se a fechar

A cidade de Portimão vai acolher, pelo terceiro ano consecutivo, o início da Volta a Portugal edp. O prólogo que vai abrir a edição da prova, a 13 de Agosto, terá a extensão de 6,8 Km. Ao ser percorrido em sistema de contra-relógio com partida e chegada à marina de Portimão, o prólogo fará os primeiros escalonamentos na classificação individual. Os primeiros dias de corrida serão muito semelhantes aos de 2007 com Beja a receber o final da 1ª etapa que sairá de Portimão e que será a mais longa da 70ª Volta a Portugal edp.

A travessia da planície alentejana marcará também o terceiro dia de prova quando o pelotão deixar Vila Viçosa a caminho da região centro e em particular de Castelo Branco.

Uma das grandes dificuldades e sempre um momento marcante em cada Volta é a subida à Torre, na Serra da Estrela, que este ano vai surgir logo na 3ª etapa. A corrida sairá no sábado, 16 de Agosto, para Seia chegando ao ponto mais alto de Portugal continental após 171,5 Km.

No dia seguinte, para recuperar do esforço, o pelotão terá pela frente apenas uma contagem de montanha de terceira categoria. Esta 4ª tirada sairá da Guarda e levará a caravana até Viseu, onde, no dia seguinte, será dada folga ao pelotão. A data de 18 de Agosto está reservada para a recuperação de forças na cidade de Viriato.

A prova será retomada, após o dia de descanso, em Gouveia saindo a caravana em direcção a S. João da Madeira. Ao sexto dia a 70ª Volta a Portugal edp vai fazer o percurso entre Aveiro e

Gondomar numa etapa que se prevê calma e tranquila atendendo ao baixo grau de dificuldade. A Póvoa de Varzim, arredada há tantos anos do mapa da Volta, vai assistir em 2008 à partida de uma etapa. A 21 de Agosto a cidade poveira dará início à 7ª tirada que será concluída no Monte da Senhora da Assunção em S. Tirso.

Incrustada no coração do Minho, Barcelos é a real novidade no mapa de percursos da Volta edp este ano. A cidade engalanada com o típico galo de Barcelos vai receber a caravana no despertar do antepenúltimo dia de competição, sexta-feira 22 de Agosto, quando os corredores fizerem a ligação até Fafe. No dia seguinte o percurso terá início exactamente naquela que se auto denomina a sala de visitas do Minho. De Fafe a prova seguirá em direcção à Sr.ª da Graça. Esta etapa que fará a temerosa e tradicional escalada ao alto do Monte Farinha é considerada a “etapa rainha” e fará a última selecção de valores no pelotão para se encontrar o reduzido lote de candidatos que vai chegar ao último dia em condições de discutir a vitória.

A última etapa, domingo, 24 de Agosto, vai ligar Penafiel a Felgueiras e será disputada em sistema de contra-relógio individual. O longo “crono” fará a selecção final de valores e terá final inédito no Monte de Stª. Quitéria. O ponto mais emblemático do município felgueirense que, em 2006, já recebeu um final de etapa vai agora estrear-se como cenário final da mais importante prova velocipédica que acontece em Portugal.

Antevê-se um contra-relógio espectacular porque vai culminar com elevado grau de inclinação no último quilómetro e meio.


Volta à Noite vai pedalar com muita animação

A animação, para além da vertente desportiva, voltará a ser uma constante durante a volta edp. Repetindo o sucesso alcançado nas anteriores edições com a Feira da Volta e zonas de animação dedicadas ao público nas localidades de Partida e Chegada de cada etapa, a organização volta, este ano, a inovar ao criar a Feira de Animação Nocturna.

A Volta à Noite funcionará em todas as localidades na noite anterior a cada partida. Com esta iniciativa o público terá ainda mais motivos para se associar à grande festa do ciclismo. Todas as noites haverá um espectáculo diversificado com a actuação de uma Banda Itinerante e com a diversão garantida dos Stand Up Comedians.

Sem comentários: