sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ciclismo em Felgueiras

De 6 a 8 de Agosto o pelotão de cadetes vai disputar a 3ª Volta a Portugal, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo. Na extensão total de 220 quilómetros, a prova integrará três etapas: Travassós (Fafe) - Mondim de Basto, Rendufe (Amares) - Rendufe (Amares) e Atães (Guimarães) - Felgueiras.

A importante competição para a categoria de cadetes contará com a participação de praticamente todas as equipas nacionais, de algumas formações mistas, da equipa francesa Team 94 Villeneuvoise e das espanholas CC Tierra de Barros (Badajoz) e CC Padrones / Aluminios Cortizo (Galiza).
As três etapas da prova desenrolam-se na área de jurisdição de três associações regionais de ciclismo (Minho, Vila Real e Porto), com passagem por localidades como Fafe, Mondim de Basto, Amares, Guimarães, Felgueiras, Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto, Arco de Baúlhe, Terras de Bouro e Vizela, entre outras.
A partida para a 3ª edição da Volta a Portugal de Cadetes será dada no dia 6 de Agosto, pelas 15 horas, com a realização da primeira etapa que ligará Travassós (Fafe) a Mondim de Basto. Ao longo dos 76,4 quilómetros do percurso, o pelotão terá que enfrentar as dificuldades de duas contagens de montanha em Casares e Mondim de Basto e de duas metas volantes (Porto de Ave e Cabeceiras de Basto).
A segunda etapa, a disputar no dia 7 de Agosto, começará e terminará em Rendufe (Amares), totalizando o percurso 69,2 quilómetros. Os jovens atletas terão pela frente prémios de montanha em Covide e ao Km 40,5 e metas volantes em Terras de Bouro e Amares (antes da meta final).
A última e decisiva etapa, a disputar no dia 8 de Agosto, começará em Atães (Guimarães) e terminará em Felgueiras. O percurso da terceira etapa, na extensão de 74,6 quilómetros, inclui uma contagem de montanha em Lagares e metas volantes em Vizela e Lameiro Morto (Auto Terror, Rent-a-Car).
A camisola amarela da 3ª Volta a Portugal de Cadetes, símbolo de liderança da classificação geral individual por tempos, é patrocinada pela empresa Reclamos Vitória, jovem empresa de Guimarães, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho, que presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa.
A camisola verde da Volta a Portugal de Cadetes, da classificação por pontos, é patrocinada pela Mourão Tel (comunicações) e a azul, símbolo da liderança da classificação da montanha, é patrocinada pela empresa Fullwear (equipamentos desportivos). Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocina a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.
A 3ª edição da Volta a Portugal de Cadetes conta ainda com o apoio das seguintes entidades: Rendufe Futebol Clube, Junta de Freguesia de Atães, Câmara Municipal de Mondim de Basto, Escuta Activa (telecomunicações), Cision (líder mundial na monitorização e avaliação dos meios de comunicação social), A Minha Óptica, Fullsport, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Auto Terror (Rent-a-car, Felgueiras), Guimarpeixe, Diário do Minho (jornal oficial), Grupo Santiago, Ciclismo a fundo (revista oficial).

RESUMO DAS ETAPAS

1ª Etapa - Sexta-feira, 6 de Agosto de 2010
Travassós (Fafe) - Mondim de Basto (76,4 Kms)
PARTIDA: 14h58, Travassós (Fafe) - EN207 (junto à Fafebombas)
CHEGADA: 17h00, Mondim de Basto, Praça 9 de Abril (junto à Mourão Tel)
PRÉMIOS MONTANHA: Casares e Mondim de Basto
METAS VOLANTES: Porto de Ave e Cabeceiras de Basto
RESUMO DO PERCURSO: Travassós - EN207 (junto à Fafebombas), Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão, Arosa (15h16), Porto de Ave, Ralde (15h27), Rossas (15h53), Casares, Buços, Painzela (16h12), Cabeceiras de Basto, Alvite (16h21), Arco de Baúlhe (16h28), Vila Nune, Canedo de Basto (16h44), Corgo, Fermil (16h51), Mondim de Basto (17h00).

2ª Etapa - Sábado, 7 de Agosto de 2010
Rendufe - Rendufe (69,2 Kms)
PARTIDA: 12h58, Rendufe (Amares), Avenida do Monte
CHEGADA: 14h49, Rendufe (Amares), Avenida do Monte
PRÉMIOS MONTANHA: Covide e Km 40,5
METAS VOLANTES: Terras de Bouro e Amares
RESUMO DO PERCURSO: Rendufe, EN 205-3, Fiscal, Torre, Caldelas (13h08), Sequeiros, Souto, Ribeira São Mateus, Terras de Bouro (13h24), Vilar, Chamoim (13h32), Covide, Rio Caldo (13h49), São Bento, Valdozende (14h02), Paradela, Dornas (14h14), Bouro, Goães, Figueiredo, Amares (14h34), Carrazedo (14h41), Rendufe, Lago, Rendufe (14h49)

3ª Etapa - Domingo, 8 de Agosto de 2010
Atães – Felgueiras (74,6 Kms)
PARTIDA: 9h58, Atães (Guimarães), junto à Igreja
CHEGADA: 11h56, Felgueiras, Praça Comunidade Lusíada (junto “A Minha Óptica”)
PRÉMIOS DE MONTANHA: Lagares
METAS VOLANTES: Vizela e Lameiro Morto (Auto Terror)
RESUMO DO PERCURSO: Atães, EN207-4, Azurém (10h06), EN 105, Covas (10h14), Nespereira, Infias, Vizela (10h24), EN106, Regilde (10h34), São Jorge de Vizela, Lagares, Felgueiras (10h51), Estradinha, Lameiro Morto (10h56), EN207-3, Pinheiro, Lixa (11h09), EN101, EN15, Serrinha, Trovoada (11h24), Arvores, EN207-2, Pedreira (11h44), Longra, Felgueiras (11h56)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Já está na estrada...

A Volta a Portugal Lagos Sports, uma das mais antigas competições por etapas do mundo, regressa às estradas para se associar, este ano, à comemoração do centenário da Implantação da República.
Tal como a República também o ciclismo é centenário remontando aos alvores do espírito republicano a grande devoção que os portugueses sempre dedicaram à modalidade.
A Volta só chegou em 1927, mas, desde então, ocupou lugar no imaginário de todos os que, ano após ano, associam o fenómeno desportivo à chegada do Verão e do mês de Agosto em particular.

Joaquim Gomes, o director de prova, costuma dizer que “este foi o primeiro “reality show” que existiu. Desde sempre as pessoas habituaram-se a acompanhar diariamente as aventuras e desventuras dos ciclistas nas sempre difíceis pedaladas pelo país real”.

De Viseu a Lisboa

A 72ª Volta a Portugal Lagos Sports irá percorrer 1613,9 Km ao longo de 11 dias de competição repartidos por dez etapas e um prólogo que terá Viseu como cenário. A cidade de Viriato que nos últimos anos foi palco da comemoração dos vencedores assistirá a 4 de Agosto, às primeiras pedaladas da prova.
Lisboa que no ano anterior regressou ao mapa da Volta será, por sua vez, duas semanas depois, protagonista da cerimónia final de consagração ao receber a última etapa.

David Blanco, a quem foi atribuída a vitória em 2009, é actualmente o estrangeiro que mais vitórias alcançou na rainha das competições velocipédicas nacionais. Blanco já conquistou por três vezes a Volta a Portugal e rivaliza de perto com Marco Chagas, recordista da prova, com quatro triunfos.

Este ano, de novo integrado na equipa mais antiga equipa do mundo, a portuguesa Palmeiras Resort/Prio/Tavira, David Blanco está entre o lote dos principais favoritos à vitória final no pelotão das 16 equipas participantes...

Mais informações: http://www.volta-portugal.com/index.php

The Atherton Project - Ep. 5: Nissan UCI MTB World Cup