segunda-feira, 26 de julho de 2010

Fim de Semana na Serra da Lousã- 14/15 de Agosto

Nos próximos dias 14 e 15 de Agosto o Btt Margaride Team vai organizar um fim de semana na Serra da Lousã. Considerado por muitos como o melhor local em Portugal para a prática de btt, o clube apela aos interessados para manifestarem o seu interesse até ao dia 7 para que seja possivel tratar de toda a logistica necessária...

Até lá vejam os trilhos que vamos encontrar no seguinte video:



Lousã

Do castelo vêem-se todas: quase em frente, galgando a Serra, lá estão as Ermidas consagradas à Senhora dos Aflitos, a S. João Baptista, ao Senhor da Agonia e, bem no alto do penhasco, a Capela de Nossa Senhora da Piedade. Este, pode ser o início de um dos muitos circuitos que, a pé ou de jeep, levam à descoberta da Serra da Lousã.
Do Alto do Trevim, a 1202 metros, os cumes arredondados de montanhas xistosas, e o corte dramático que entre elas fazem grandes penedias, aparecem-nos como um magestoso cenário.

Mas descobrir a Serra é uma grande aventura: nas vertentes húmidas aparecem vestígios da floresta sempre-verde e o Azevinho ou o Loureiro surpreendem-nos na subida. Os Carvalhais e essas majestosas árvores que são os Castanheiros deixam adivinhar o voo dos Gaios. Os Cucos anunciam-se na Primavera e, nos muros assentes em pedra empilhada que ladeiam os caminhos, pode esconder-se uma Carriça.

As aldeias, construídas em xisto, surpreendem pela sabedoria!

Tudo se aproveitava: as padieiras das portas e das janelas são de castanho, as lages de xisto estão nos beirais, por cima das telhas e nas soleiras. Dos soutos vinham as castanhas e a sopa de castanha ficou famosa até hoje. A cabra comia-se quando velha e macerada pelo vinho tinto, tornava-se macia e dava sabor à chanfana. Das pequenas hortas, vinham grelos frescos que, misturados com broa e azeite, chegavam a migas deliciosas. Das urzes e com muitas abelhas, ainda hoje se faz um excelente mel. Hoje, na boa mesa que a Lousã tem, continuam a desfilar estes sabores da Serra.
Mas não se fique só pela Serra. A Lousã tem muitos motivos de interesse: os vestutos solares de setecentos e oitocentos marcam, senhorialmente, o traçado de muitas ruas. A Misericórdia e a sua capela, a Igreja Matriz, e o belo edíficio, ao gosto barroco, dos Paços do Concelho contribuem para um passeio pela história que deve chegar até à ponte medieval de Foz de Arouce atravessada, decerto, por muitos soldados nas Invasões Francesas.

Sem comentários: