quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Já está na estrada...

A Volta a Portugal Lagos Sports, uma das mais antigas competições por etapas do mundo, regressa às estradas para se associar, este ano, à comemoração do centenário da Implantação da República.
Tal como a República também o ciclismo é centenário remontando aos alvores do espírito republicano a grande devoção que os portugueses sempre dedicaram à modalidade.
A Volta só chegou em 1927, mas, desde então, ocupou lugar no imaginário de todos os que, ano após ano, associam o fenómeno desportivo à chegada do Verão e do mês de Agosto em particular.

Joaquim Gomes, o director de prova, costuma dizer que “este foi o primeiro “reality show” que existiu. Desde sempre as pessoas habituaram-se a acompanhar diariamente as aventuras e desventuras dos ciclistas nas sempre difíceis pedaladas pelo país real”.

De Viseu a Lisboa

A 72ª Volta a Portugal Lagos Sports irá percorrer 1613,9 Km ao longo de 11 dias de competição repartidos por dez etapas e um prólogo que terá Viseu como cenário. A cidade de Viriato que nos últimos anos foi palco da comemoração dos vencedores assistirá a 4 de Agosto, às primeiras pedaladas da prova.
Lisboa que no ano anterior regressou ao mapa da Volta será, por sua vez, duas semanas depois, protagonista da cerimónia final de consagração ao receber a última etapa.

David Blanco, a quem foi atribuída a vitória em 2009, é actualmente o estrangeiro que mais vitórias alcançou na rainha das competições velocipédicas nacionais. Blanco já conquistou por três vezes a Volta a Portugal e rivaliza de perto com Marco Chagas, recordista da prova, com quatro triunfos.

Este ano, de novo integrado na equipa mais antiga equipa do mundo, a portuguesa Palmeiras Resort/Prio/Tavira, David Blanco está entre o lote dos principais favoritos à vitória final no pelotão das 16 equipas participantes...

Mais informações: http://www.volta-portugal.com/index.php

Sem comentários: