quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sérgio Paulinho vence a 10ª Etapa do Tour de France

"Dia memorável para os Portugueses. Sérgio Paulinho, da RadioShack, venceu hoje a décima etapa do Tour de France. O português impôs-se num sprint a dois ao ciclista bielorrusso Vasili Kiryienka vencendo assim a primeira etapa do Tour desde 1989 onde Acácio da Silva subiu ao pódio. Foi uma vitória ao milimetro, mas o vice-campeão olímpico não teve duvidas da vitória, erguendo os braços em festejo. Os dois ciclistas integravam a fuga que animou o dia, e terminaram com uma vantagem de 14 minutos para o pelotão.
A fuga do dia surgiu muito tarde, após 37 quilómetros de corrida, onde quatro ciclistas - Mario Aerts (Omega Pharma-Lotto), Dries Devenyns (QuickStep), Sérgio Paulinho (RadioShack) e Vasili Kiryienka (Caisse d'Epargne) – conseguiram isolar-se na frente da corrida. Sendo hoje o dia Nacional de França, o pelotão decidiu respeitar o feriado e deixou a fuga ter uma vantagem de pouco mais de 11 minutos durante toda a corrida. Dois homens - Maxime Bouet (Ag2r La Mondiale) e de Pierre Rolland (Bbox Bouygues Telecom) – seguiam em perseguição ao quarteto, conseguindo alcança-los finalmente aproximada ao quilómetro 50.
Houve logo um entendimento entre os seis homens, e conseguiram manter sempre a vantagem nos 11 minutos. Mas era preciso haver movimentações, e a vinte quilómetros da meta começaram a aparecer os primeiros ataques. Aerts tentou a sua sorte em primeiro, sem sucesso. Logo seguiu-se Devenyns, com resposta de Kiriyenka e de Paulinho. Seguiam os três até que Paulinho atacou, com Kiriyenka a conseguir responder, deixando o ciclista da QuickStep para trás. O duo seguiu isolado até a meta, onde discutiram a etapa.
Paulinho venceu, mas um descuido ia tirando-lhe a vitória. Foi uma vitória mesmo à justa, com apenas o Foto-Finish a esclarecer quem venceu realmente a etapa."

Esta noticia deixou-me realmente feliz! Isto sim é um feito digno de destaque que ultrapassa largamente as "pseudo-vedetas futebolisticas" que ganham milhões, são tratados como super heróis e nunca ganharam nada de relevo! Algo vai mal num pais que possui 3 jornais diários desportivos e os mesmos apresentam cerca de 95% da edição relacionada com o futebol!
Está na hora de se olhar mais para as modalidades ditas "amadoras" porque estas sim, sem os meios do futebol vão conseguindo alguns títulos para o país...
Parabéns SÉRGIO PAULINHO!

1 comentário:

Anónimo disse...

Também Felgueiras teve noutros tempos um grande ciclista, como se pode verificar em

http://longara.blogspot.com/2010/02/colaboracao-na-revista-mundo-azul.html

consultando a parte referente à revista de setembro, aí referida e transcrita.

Abraço