segunda-feira, 30 de maio de 2011

Caminho Francês de Santiago



Depois de duas travessias Felgueiras - Santiago de Compostela (2008 e 2009), em 2010 fizemos o chamado Caminho de Santiago Oriental (Chaves - Santiago de Compostela) e já este ano pelo Carnaval cumprimos o Caminho Português original com Inicio na Sé Catedral do Porto e termino na cidade do Apóstolo Santiago o Btt Margaride Team, vai efectuar o Caminho Francês no período de 23 de Junho até 01 de Julho de 2011.

Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o Século IX. Estes são chamados de Peregrinos, do latim "Per Aegros", "aquele que atravessa os campos". Têm como seu símbolo uma concha, normalmente uma vieira designada localmente por "venera", costume que já vinha do tempo em que os povos ancestrais peregrinavam a Finisterra.

Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão entroncar aos caminhos espanhóis. Com excepção das várias vias do Caminho Português e da Via da Prata que igualmente cortava Portugal a nordeste, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte, a maior parte ligam-se ao caminho francês por virem a pé ou a cavalo de leste.

O Caminho de Santiago entrou na história há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo, São Tiago, ou Santiago, na que hoje é a cidade de Santiago de Compostela.

Esta rota une diversas zonas da Europa a Compostela e vem sendo seguida por milhões de pessoas das mais variadas procedências. O itinerário mais famoso é o chamado Caminho Francês, que absorve a maioria dos caminhos vindos do continente europeu e se dirige a Santiago atravessando o nordeste de Espanha. Existem outros percursos não menos importantes vindos de Portugal, do sul de Espanha que atravessava a cidade portuguesa de Chaves, e do oeste e norte da Europa por via marítima.

O Caminho de Santiago atingiu o máximo esplendor nos séculos XI e XII, e depois após a contra-reforma no início do século XVII por Portugal. Nas últimas décadas voltou a ganhar protagonismo, sendo convertido num itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu (1987) e Património da Humanidade na Espanha (1993) e França (1998).

Neste momento estamos a ultimar a logística necessária para esta "aventura" de cerca de 800 km, por trilhos seculares e vamos contar com a parceria da Salta Fronteiras Associação que através do Agostinho Ferreira nos prestará um importante apoio logístico ao longo dos 8 dias de viagem enquanto vai recolhendo informações para futuros eventos de pedestrianismo daquela associação...

Além do Agostinho seguem de bicicleta o Jonas, Nuno, Joaquim, Pedro, Hugo e o Luís residentes em Felgueiras, o Matosa de Lisboa e o Tulio, amigo brasileiro que vem do outro lado do Atlântico para efectuar este caminho connosco!

Estejam atentos ao blog porque esta viagem pode ser seguida por aqui...

Sem comentários: