quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Próximo domingo

O Douro Bike Race foi uma prova que decorreu nos passados dias 16, 17 e 18 de Setembro e que contou com a participação de inúmeros atletas nacionais e estrangeiros. Partindo da cidade de Amarante os atletas percorreram três serras dentro do concelho, Aboboreira, Alvão e Marão totalizando 272 km de trilhos.O DBR é um projecto da Nexplore liderado pela dupla João Marinho e José Silva que desafia os participantes numa jornada de BTT - nível EPIC - 3 dias - 3 etapas.

Aboboreira
- Com uma altitude máxima de 1 000m e implantada no extremo ocidental do maciço montanhoso Marão/Alvão, está distribuída por 3 conselhos – Amarante, Baião e Marco de Canavezes. Os vestígios da ocupação humana datam dos 4 500anos AC, na era do Neolítico. Vários túmulos estão espalhados pela Serra, onde se destaca o Dólmen de Chão da Parada – Monumento Nacional desde 1910.

Alvão – Faz parte da barreira montanhosa que se estende desde a Galiza até ao Douro e que contribui para as diferenças marcantes entre o litoral e o interior transmontano, no que respeita ao clima e à paisagem. O seu relevo variado apresenta duas áreas distintas: uma zona mais alta que atinge os 1 339m abrangendo o planalto de Lamas de Olo e uma zona basal até 250m de altura onde se localiza as povoações de Ermelo e vales por onde corre o rio Olo. As fisgas de Ermelo são uma das maravilhas do parque natural do Alvão, onde se pode contemplar uma das maiores quedas de água naturais da Europa. O Monte Farinha, mais conhecido por Sra. Da Graça é outro atractivo deste imenso parque.

Marão – é a sexta maior elevação de Portugal Continental com 1 415m de altitude. O imponente maciço rochoso separa a região do Douro Litoral e do Alto Douro. Apresenta uma boa mancha florestal onde predomina o pinheiro bravo. Ao longo da serra encontram-se diversas instalações abandonadas onde outra- hora se explorava as minas de volfrâmio que tiveram o seu auge nos tempos da Segunda Guerra Mundial. Este grandioso obstáculo natural dificultou de forma significativa o progresso do interior transmontano até ao século XIX.
Segundo os participantes "...fui um dos felizardos que teve a sorte de poder participar neste evento e apenas posso dizer que foi FANTÁSTICO! Trilhos do melhor, com subidas que não matam mas "enterram", descidas que por vezes obrigavam a ter muito sangue frio, enfim, houve de tudo... Até andar com a burra às costas para atravessar o Tâmega! No final, depois da dureza que enfrentamos, e nos perguntam porque fazemos isto, só me ocorre uma resposta... Porque sim!!! Porque é talvez uma das melhores sensações do mundo..."

Como não tivemos oportunidade de fazer a prova em Setembro vamos percorrer os trilhos a partir do próximo domingo!

1ª Etapa
Serra da Aboboreira
Distância: 43km
Acumulado: 1200m

Sem comentários: