domingo, 27 de fevereiro de 2011

Campanha de acção ambiental - Rio Borbela

Com os primeiros raios de sol a anunciar a Primavera, um conjunto de Entidades concelhias decidiu juntar-se e promover o Meio Ambiente.
O cenário escolhido? Rio Borbela.
Para muitos este será, porventura, um nome desconhecido de um rio pouco conhecido.
Atravessando ao longo de 7km as freguesias de Borba de Godim e de Macieira da Lixa, este é um curso de água que carrega muita história, mas que corre para um futuro incerto.

Partindo do trabalho desenvolvido em 2010 com a Iniciativa Limpar Portugal - que permitiu juntar cerca de 100 mil voluntários que recolheram mais de 70 mil toneladas de lixo da floresta portuguesa, sendo que em Felgueiras a Iniciativa contou com mais de 500 voluntários e recolheu cerca de 200 toneladas de lixo - a Junta de Freguesia de Macieira da Lixa e as associações concelhias: EcoTorgas, LixAnima e Salta Fronteiras; levam a efeito, no mês de Março, uma campanha de acção ambiental que visa, essencialmente, promover a ligação da população lixense com este rio.

A campanha encontra-se dividida em 3 dias - 4, 5 e 12 de Março.
No dia 4 realiza-se na sede da Junta de Freguesia de Macieira da Lixa, a partir das 21h, um fórum, intitulado "Histórias do Rio", onde os participantes poderão melhor conhecer a importância dos rios, como os deveremos preservar e ouvir daqueles que viveram o rio, histórias de outros tempos que serão também, em muitos casos, nossos.
No dia seguinte, 5 de Março, ao longo da manhã, será efectuado um percurso de reconhecimento do Rio Borbela. Além de dar a conhecer o curso do rio e contemplar toda a sua envolvente, este percurso irá permitir identificar os pontos que necessitam de intervenções de limpeza. O encontro está marcado para as 9h na Junta de Freguesia de Macieira da Lixa e aconselha-se que os participantes levem roupa e calçado adequado, bem como um pequeno lanche.
O último dia, 12 de Março, será o culminar desta Campanha, em que será efectuada ao longo da manhã uma limpeza do rio. O ponto de encontro será junto ao campo de futebol de Macieira da Lixa, às 9h. Aconselha-se o uso de luvas e calçado adequado. No final da Acção, os participantes irão confraternizar com um lanche que se estenderá pela tarde, onde não faltará a animação, a amizade e certamente muitas histórias para contar.

A participação da população local é demais importante para o sucesso desta Iniciativa, pelo que todos serão bem-vindos.
Na lógica do trabalho desenvolvido pela organização conjunta destas 4 Entidades, a participação de outras associações, de seus membros, associados e amigos será um importante trunfo e um brinde ao espírito associativo que Felgueiras, e a Lixa em particular, muito poderá orgulhar-se.

Sem comentários: